Campo Grande - Mato Grosso do Sul
SHAOLIN NORTE
Sobre / Formas / Genealogia
"Bei Shaolin Quan Men ou Bak Siu Lam Kuen Mun"
Um dos estilos mais famosos e conhecidos, o Shaolin Norte foi criado a partir de técnicas desenvolvidas dentro do Mosteiro Budista de Shaolin.
No que diz respeito às artes marciais chinesas e o mosteiro de Shaolin, existem muitas lendas; a mais conhecida é da passagem do monge Bodhidharma (Damo) pelo mosteiro. Vigésimo oitavo patriarca do budismo Mahayana (Grande veículo) e primeiro patriarca do budismo Chan (Zen), Bodhidharma nasceu no Ceilão, dentro de uma família nobre, converteu-se ao budismo e mais tarde tornou-se aluno de Prajnatara. Bodhidharma chegou a China em 475, peregrinou por diversos templos ao sul e recolheu-se ao mosteiro de Shaolin, por volta de 520, para substituir o então abade Bodhiruci.
Bodhidharma ensinou aos monges de Shaolin os primeiros exercícios respiratórios para aumentar a resistência física e concentração exigidas pelos longos períodos de meditação. Alguns afirmam que mais tarde estes exercícios, combinados a técnicas de combate praticadas na região dariam início as primeiras formas de arte marcial de Shaolin.
Depois de anos e anos de história, os monges de Shaolin aprenderam técnicas de combate corporal e de armas e desenvolveram técnicas próprias que os tornaram conhecidos e temidos. Os ensinamentos eram reservados aos monges, mas em 1650 o então abade Chiu Jin permitiu que leigos aprendessem alguns estilos reservados aos monges. Um dos primeiros destes leigos foi Kan Fon Si, que mais tarde tornou-se um herói na história da China pela luta contra a opressão dos Qing.
O legado marcial de Gan Fenchi passou por quatro gerações até chegar a Ku Yu Cheong, que aprendeu as técnicas oriundas de Shaolin com um amigo do pai. Ku Yu Cheung se tornou famoso pela sua técnica de "Palma-de-Ferro" e ingressou como instrutor na Academia Central de Nanking em 1928. Lá aprendeu Tai Kek Kuen, Baat Kek Kuen e espada Mou Dong com Li Kin Lam, e Baat Kua Cheong e Yeng Yi Kuen com Sun Lok Tong.
Mais tarde Ku Yu Cheung foi convidado a representar a Academia Central em Cantão juntamente com outros mestres famosos. Mais tarde abriu a sua própria escola e resolveu dar o nome "Shaolin do Norte" às técnicas que ensinava; a explicação para o nome era porque o estilo reunia somente os melhores estilos do norte da China, como: "As Dez Rotinas de Shaolin", Tai Kek Kuen, Baat Kua Cheong, Yeng Yi Kuen, Tam Toi, Cha Kuen, as Armas e o Chi Kung "Pequeno Sino de Ouro".
Ku Yu Cheong teve diversos alunos, dentre os quais Yim Sheung Mo se destacou consideravelmente. Yim Sheung Mo treinou diretamente com Ku Yu Cheong e pode aprender Luk Hop Kuen e Ji Yin Mun (Zi Ran Men) com Mong Lai Sin. Yim Sheung Mo residiu até o final da sua vida em Hong Kong, onde ensinou a muitos alunos. O que mais se destacou foi Chan Kowk Wai, representante do estilo Shaolin do Norte.
O estilo principal, "As Dez Rotinas de Shaolin", se divide em formas de mãos e armas, perfazendo um total de dez formas de mão e mais de vinte e cinco armas diferentes, cada uma com uma ou duas formas aproximadamente. Suas características marcantes são ataques longos e curtos, de mãos e principalmente de pés, cotovelos, rasteiras e quedas. A força e técnica empregadas nos movimentos denotam a eficiência sendo considerado o mais completo de todos os estilos de arte marcial chinesa.
As Dez Rotinas de Bei Shaolin Quan Men:
Di Yi Lu Kai Men Shaolin Quan [Primeira Rotina] - 9º KATI - Abrindo o Portão dos Punhos Shaolin
Abre as portas parta o sistema Shaolin. É a primeira sequência longa de mãos dentre as series. Nenhuma outra sequência retrata melhor a famosa técnica de pernas do tradicional sistema Bei Shaolin Quan Men. Kai Men ensina uma diversidade de chutes e suas combinações, incluindo tesouras rasteiras, quedas, chutes múltiplos voadores e suas variações, e alongamento total [shu cha].
Di Er Lu Ling Xiu Shaolin Quan [Segunda Rotina] - 8º KATI - Servir de Guia
Ling Xiu repete muitos de seus movimentos em ambos os lados com novas variações. Cada variação, ainda que relacionada às técnicas aparentemente similares, têm aplicações completamente diferenciadas.
Di San Lu Zuo Ma Shaolin Quan [Terceira Rotina] - 7º KATI - Montando a Cavalo
As três primeiras rotinas são longas e rigorosas, necessitando boa forma física. A mais longa rotina das dez é o Shaolin #3, Zuo Ma. Zuo Ma aumenta sua energia vital e desenvolve sua resistência. Esta rotina o ensina a como recuperar a vantagem em uma luta e como dar sequência e renovar seus ataques quando seu primeiro golpe não atingiu o oponente. É uma rotina marcada por grande repetição das posturas base do cavalo com ambas as mãos estendidas.
Di Si Lu Chuan Xin Shaolin Quan [Quarta Rotina] - 4º KATI - Fura Coração
Chuan Xin enfoca técnicas combinadas rapidamente alternadas de um lado para outro, forçando rápidas mudanças no foco de atenção. Esta rotina ensina duas técnicas ímpares: Chuan Xin Chui [punho fura coração], e Chuan Xin Jiao [chute fura coração].
Di Wu Lu Wu Yi Shaolin Quan [Quinta Rotina] - 5º KATI - Habilidades Marciais
Wu Yi treina sua agressividade com sequência de ataques e defesas de grande praticidade e efetividade em combate. Esta rotina apresenta o famoso chute triplo, que combina chute em salto com ponta dos pés, chute cavalo com calcanhar e giro em chute circular ou tornado.
Di Liu Lu Duan Da Shaolin Quan [Sexta Rotina] - 2º KATI - Ataques Curtos
Esta é a primeira sequência que costuma ser ensinada dentre as dez rotinas de Shaolin. As dez rotinas são numeradas em sequência ascendente de 1 a 10; entretanto, são ensinadas em uma ordem diferente, do mais simples ao mais complexo. As primeiras tres rotinas são longas e difíceis. As cinco rotinas centrais (Shaolin #4 até #8) são mais curtas e mais explosivas. Duan Da o apresenta a duas técnicas de chute típicas do Norte: o tornado e a rasteira vassoura.
Di Qi Lu Mei Hua Shaolin Quan [Sétima Rotina] - 3º KATI - Flôr de Ameixa
Esta é a Segunda sequência ensinada das dez rotinas de Shaolin. O trabalho de pernas nesta rotina caminha em quatro direções, como as pétalas de uma flor de ameixa. Esta rotina contém uma série de ataques devastadores e manobras defensivas.
Di Ba Lu Ba Bu Shaolin Quan [Oitava Rotina] - 6º KATI - Passos Alternados
(algumas vezes chamado de Babu San Zhang - Passos Alternados com Três Palmas)
Ba Bu contém muitas técnicas de ataque rápido. Contém múltiplas rasteiras reversas e é uma das rotinas básicas que demonstra externamente técnicas de Palma de Ferro.
Di Jiu Lu Lian Huan Shaolin Quan [Nona Rotina] - 10º KATI - Ataques Contínuos
(algumas vezes chamado de Lianhuan Tui - Pernas ou Chutes Contínuos)
Lian Huan é composto por sofisticadas técnicas de mão e luta de chão. Esta rotina contém diversas manobras de surpresa características de lutadores Shaolin de grau avançado. Nesta rotina se aprende o espetacular Yuyue Bolangzi [salto circular paralelo ao chão com chute ao final] seguido de Die Cha [postura base em alongamento em 180 graus], e Liyu Dating [levantar em salto sem ajuda das mãos].
Di Shi Lu Shu Fa Shaolin Quan [Décima Rotina] - 11º KATI - Método Padrão / Técnicas Habilidosas
(também conhecido como Quanzhong Shifa - Padrão Punho do Meio)
Esta é a rotina final das 10 rotinas de mão de Shaolin. Shu Fa reúne variações de técnicas de todas as rotinas anteriores. Pequenas mudanças na forma de executar as técnicas forçam-no a reinterpretar completamente a aplicação destas técnicas, ampliando seu repertório de ataques. Muitos dos princípios de fluidez e equilíbrio são desenvolvidos em sua total expressão uma vez que as rotinas anteriores capacitaram-no a absorver conceitos mais avançados. Esta rotina também o inicia nas técnicas do estilo do Macaco.
Este sistema, tal como ensinado por Ku Yu Chang, possue algumas rotinas adicionais:
Lianbuquan e Tantui são técnicas básicas de Bei Shaolin Quan Men.
Lianbuquan - 1º KATI - Passos de Treino
Ensina fundamentos do sistema como posturas básicas e forma de movimentar-se.
Shilu Tantui - TANTUI DE 10 - [10 Rotinas de Perna de Primavera]
Surgiram da escola marcial de Zhaquan. A história desta rotina de 10 movimentos de Tantui em Zhaquan começou com 28 movimentos em conformidade com as 28 letras do alfabeto Arábico. Posteriormente estes 28 movimentos foram reduzidos a 10 e se tronaram um exercício básico de treinamento de pernas conhecido como Shilu Tantui. Os outros 18 movimentos foram convertidos em duas rotinas Tuiquan [Punhos e Pernas]. O chute principal desta rotina é a meia altura (visando atingir os genitais).
Shi'er Lu Tantui - TANTUI DE 12 - [12 Rotinas de Perna de Primavera]
Muitas escolas de Bei Shaolin Quan Men ensinam Shi'er Lu Tantui junto de ou como opção a Shilu Tantui. Shi'er Lu Tantui pode também ser traduzido como Pernas do Lago, pois conta-se que foi criado em Longtansi [Templo do Lago dos Dragões] na Província de Shandong. Após a fundação de Jingwu Tiyu Hui em Shanghai no ano de 1909, Shi'er Lu Tantui tornou-se uma das rotinas básicas de Jingwu. A principal técnica de chute é baixa (visando os joelhos).
Luohan Quan (Luo Han) - [Punhos de Arhat]
Tem suas raízes no Budismo Chinês, que reconhece três tipos de divindades ou seres espiritualmente perfeitos: Buddhas, que percebem a verdade por si mesmos e a ensinam a outros; Buddhas Privados, que aprendem a verdade mas mantêm-na para si mesmos; e os Arhats [Valorosos de Luo Han], que aprendem a verdade de outros mas a realizam por si mesmos. Luohan pertence à terceira classe hierárquica do Budismo. São seres que através de profunda fé nos conhecimentos de Buddha e sua aspiração por tornar-se um Luohan, são seres perfeitos que se livram do peso da reencarnação. Esta rotina Luohan é a primeira do sistema Luohan original. É caracterizada por chutes múltiplos, socos, aprisionamentos, e marcado por postura base em alongamento em 180 graus ao final da rotina.
Liuheben Quan (Luo Hap) - [Punho dos Seis Fundamentos Harmoniosos]
É uma rotina muito forte com um sem número de chutes e chutes em salto. As posturas de base são baixas. Esta forma é reconhecida por suas rápidas mudanças de pernas e mudanças de direção imprevisíveis. O final da rotina apresenta um chute frontal com salto utilizando ambas as pernas unidas.
Zha Quan (Tchá Tchuan) [Punho da Família Zha]
É de origem muçulmana / origem Hui. Os Hui são famosos por sua habilidade marcial. Suas maiores contribuições para os estilos do Norte são o Tantui e o Zhaquan. Zhaquan um estilo completo por si só. O Zhaquan praticado no sistema Bei Shaolin Quan Men consiste do Zhaquan #4 Sun Bin [Horizonte Ascendente] e #5 Quan Dong [Portão Oeste] dentre as 10 séries de Zhaquan. O fundador do sistema da família foi Zha Shang Yi (1568-1644), um Hui natural de Xinjiang, Noroeste da China, durante a dinastia Ming (1368-1644 AD). Diante da opressão cultural, os Muçulmanos ganharam a reputação de combatentes ferozes.
Shiba Shou Quan [18 Movimentos de Mão]
Combina as melhores técnicas de mãos e pés dos 10 Bei Shaolin Quan Men com utilização combinada de Jin [energia].
Hequan [Cegonha]
É semelhante a Shequan [Serpente] em movimento e teoria mas usa posturas mais altas e alguma técnica de chão remanescente de Zuiquan [Bêbado].
Fozhang [Palma de Buda]
É uma rotina curta. A rotina de Palma de Buda do estilo Cailifo Fozhang foi adicionada a esta de Bei Shaolin para torná-la mais longa e robusta.
Houquan [Macaco de Shaolin]
Proveniente de Beijouquan [Estilo Macaco do Norte]. É famoso por suas rápidas mudanças de direção e luta em múltiplos níveis de altura, além de utilizar técnicas de luta de solo e ataques acrobáticos.
Zuiquan [Bêbado]
É uma rotina compartilhada com Tian Shan Pai. É usualmente ensinada apenas a alunos que completaram as técnicas de Sinos de Ouro.
Shequan [Serpente de Shaolin]
Deriva do estilo da Serpente. Reconhecido por suas técnicas de mão ondulantes e ataques com os dedos, é usualmente ensinada após treinar Dedos de Ferro.
As quatro armas básicas de Bei Shaolin Quan Men são:
Dan Dao [Facão Simples]
Diz-se que o facão pode atacar "como um tigre selvagem da montanha." Conhecido como "Marechal" de todas as armas, o facão é uma das quatro armas básicas dos estilos do Norte, juntamente com o bastão, a lança e a espada reta.
Dan Jian [Espada Reta Simples]
Conhecido como o "Cavalheiro" das armas, espadas retas são frequentemente carregadas por escolares e pela nobreza. Trata-se de uma arma muito sutil. Enquanto superficialmente os movimentos possam parecer simples, contém uma complexidade subliminar oculta.
Gun [Bastão]
Conhecido como o "Pai" de todas as armas, o bastão é indispensável no treinamento com armas.
Qiang [Lança]
A Lança é chamada de o "Rei" das armas. Em muitas das sequências de luta combinada deste sistema, a lança é escolhida como o oponente, uma vez que é uma das armas mais dificilmente sobrepujáveis. É dito que a ponta da lança pode atacar rapidamente, como a língua de uma serpente. Esta arma desenvolve sua habilidade de projetar sua energia para sua ponta mais distante rápida e eficientemente. Esta arma também se apresenta em séries mais avançadas. Algumas fazem parte do sistema Bei Shaolin Quan Men e outras são emprestadas de outros sistemas.
GENEALOGIA