Logo

Associação Shaolin Norte
de Kung Fu Wushu

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

E S T I L O S

LOUVA-A-DEUS
螳螂 - (Tánglàngquán qīxīng / Ch'at Seng Ton Long Kuen / Tángláng)

SOBRE

Estilo muito popular e difundido em todo o mundo, foi criado em torno de 1640 por Wang Lang (Wong Long). Natural da província de Shandong, Wang Lang viveu entre as dinastias Ming (1368 a 1644) e Qing (1644 a 1911), e foi um dos tantos chineses que lutaram contra a opressão dos Qing. Apesar de já possuir experiência prévia em artes marciais e ser considerado um excepcional espadachim, Wang Lang estudou no mosteiro de Shaolin como leigo para se proteger e enriquecer os seus conhecimentos combativos para derrubar o regime Qing, como outros mestres famosos: Gan Fenchi (Shaolin e Huaquan), Zhang Hong (Cailifoquan), Hong Xiquan (Hung-Gar) e muitos outros.

A lenda que deu origem ao louva-deus se deu quando Wang Lang perdeu um combate para um monge, seu colega. Confuso e perplexo com a derrota, Wang Lang meditava desesperadamente, a procura de uma solução para melhorar as suas técnicas de combate. Num destes momentos de meditação, Wang Lang foi distraído pelo combate entre um louva-deus e uma cigarra. O louva-deus, menor e mais frágil, derrotou a cigarra em poucos instantes. Impressionado pela destreza e ferocidade do louva-deus, Wang capturou alguns exemplares e começou a observar e estudar os movimentos e comportamento do animal, repetindo-os passo a passo e adaptando para o combate, criando assim um estilo de arte marcial chinesa eficiente.

Depois de sistematizar algumas técnicas do seu novo estilo, Wang passou a viajar pela China lutando contra os Qing e ensinando o seu estilo. Num templo em Laoshan, Shandong, algumas décadas depois do falecimento de Wang Lang, um monge taoísta chamado Sheng Xiao aprendeu o estilo e o ensinou a Li Sanjian, e que depois de seis gerações transformou o estilo num dos mais populares e praticados em Hong Kong, sob a supervisão de Wang Hanxun, que chamou a sua linhagem de estilo "Louva-deus do Norte" e Zhao Zhimin, que manteve o nome "Louva-deus 7 estrelas", ambos alunos de Luo Guanyu, mestre da Associação Jingwu.

O estilo foi sistematizado por Wang Lang, mas com o passar dos anos, seu legado foi aperfeiçoado e desenvolvido pelos seus sucessores, que foram acrescentando algumas técnicas e muitas formas, de mãos-livres e armas, ao longo do tempo, com isso formando "ramos" ou linhagens diferentes, o que deu surgimento e formação de vários estilos de Louva-deus: Qixing (Sete Estrelas), Meihua (Flor de Ameixa), Banguang (Tábua Brilhante), Liuhe (Seis Coordenações), Taiji (Supremo), Mimen (Recluso), Babu (Oito Passos), Changquan (Punho longo), Tongbei ("Através das Costas"), Hualin ("Floresta Pacífica") e outros menos conhecidos.

O estilo louva-a-deus da linhagem “Sete Estrelas” foi transmitido ao Mestre Chan Kowk Wai pelo grande mestre Wang Han Xun (Wong Hon Fan) o maior nome do Louva-deus e que ensinou o estilo durante muitos anos na Associação de Artes Marciais de Hong Kong, formando muitos professores, conhecido como o “Rei do Louva-a-Deus” mestre Wong foi aluno de Luo Guanyu (Lo Kwong Yuk), apelidado de o “4° Mestre”, o mais importante do estilo louva-a-deus na sua época e mestre da Associação Jingwu de Artes Marciais.

O Qi Xing Tang Lang Quan é um estilo típico do norte da China que mantém as características agressivas do inseto, possui aproximadamente trinta formas de mãos livres e seis formas de armas, e suas técnicas são compostas por golpes contundentes e precisos, desferidos de forma muito rápida na maioria das vezes a curta distância, onde o atacante penetra por dentro da guarda do adversário, utilizando técnicas de socos, chutes, cotoveladas, chaves, quedas e rasteiras, que invariavelmente tendem a projetar o adversário ao solo. É um estilo muito eficiente por sua praticidade e objetividade dos movimentos, apropriado para situações de curta e longa distâncias, onde a marca registrada são as técnicas de gancho aplicadas com as mãos e os braços, imobilizando e confundindo o adversário para atacá-lo com golpes intercalados. As “Sete Estrelas” que denominam o estilo é uma referência a sete partes do corpo utilizadas em harmonia durante uma luta: Cabeça, Ombro, Braço, Mãos, Quadril, Joelhos e Pés.



FORMAS

*essa não é uma lista completa

1. 18 Old Men - 十八叟拳 (Shibasou)
2. Crushing Step - 崩步拳 (Bengbuquan)
3. Large Tumbling Chariot - 大翻車拳 (Dafanchequan)
4. Piercing strike Fist - 插捶拳 (Chachuiquan)
5. Avoid Hardness - 躲剛拳 (Duogangquan)
6. White Ape Steals The Peach - 白猿偷挑 (Baiyuantoutao)
7. Black Tiger Criss-Cross - 黑虎交叉拳 (Heihujiaocha)
8. Plumflower Fist - 梅花拳 Meihuaquan)
9. Praying Mantis Steals The Peach - 螳螂偷挑拳 (Tanglangtoutaoquan)
10. Obstacle Interception - 攔截拳 (Lanjiequan)
11. Big Gesture Form - 大架式拳 (Dajiashiquan)
12. Single Thrusting Flower Fist - 單插花拳 (Dan Cha Huaquan)
13. Plumflower Hand - 梅花手拳 (Meihuashouquan)
14. White Ape Exits The Cave - 白猿出洞 (Baiyuanchudong)
15. Four Routes Running Combat - 四路奔打拳 (Silubendaquan)
16. Double Thrusting Flower Fist - 雙插花拳 (Shuang Cha Huaquan)
17. Plumflower Falling - 梅花落拳 (Meihualuoquan)
18. Small Tiger Swallow Fist - 小虎燕拳 (Xiao Huyan Quan)
19. Falling Eagle Palm - 落鷹爪拳 (Luo Ying Zhang)
20. Praying Mantis Exits The Cave - 螳螂出洞拳 (Tanglangchudong)
21. 1st Route Essential Fist - 一路摘要拳 (Yilu Zhaiyaoquan)
22. 2nd Route Essential Fist - 二路摘要拳 (Erlu Zhaiyaoquan)
23. 3rd Route Essential Fist - 三路摘要拳 (Sanlu Zhaiyaoquan)
24. Wild Goose Flying Palm Fist - 飛雁掌拳 (Feiyan Zhang Quan)
25. Drunken Arhat Fist - 醉羅漢拳 (Zui Luohan Quan)
26. Small Gesture Form Fist - 小架式拳 (Xiao Jia Shi Quan)
27. Small Tumbling Chariot - 小翻車拳 (Xiao Fan Chequan)



GENEALOGIA

C O N T A T O

TELEFONE: 67 99216-6728

WHATSAPP WEB: Clique Aqui

E-MAIL: KUNGFUMS@GMAIL.COM