Logo

Associação Shaolin Norte
de Kung Fu Wushu

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

A R T I G O S

O Tai Chi Chuan na vida moderna

O Tai Chi Chuan foi desenvolvido na China por volta do ano 1200 d.C. e é composto por uma série de exercícios que promovem a saúde dos praticantes. Chegou ao Brasil no ano de 1960 e tem despertado o interesse de pessoas que se preocupam em ter um estilo de vida saudável. Embora grande parte da população conheça o TCC, ainda é escasso o número de pessoas que praticam efetivamente esta modalidade.

As terapias orientais são caracterizadas por visar não somente ao desenvolvimento físico do ser humano, mas também de sua energia interna, conhecida como “Chi”. Essa energia circula através de uma rede de canais finos (conhecidos como meridianos) que se espalham por todo organismo.

Os chineses estudam a energia do corpo humano há milhares de anos. Esse estudo é uma das primeiras atividades registradas na civilização humana e remonta ao reinado do Imperador Amarelo (que se supõe ter sido entre 2690-2590 a.C.) e continua a se expandir até os dias de hoje. Os resultados formam um corpo de conhecimentos sofisticados que juntam três disciplinas completamente separadas no Ocidente: medicina, filosofia e artes marciais.

Uma das grandes contribuições da antiga cultura chinesa foi a descoberta de que era possível detectar e analisar precisamente os sistemas energéticos do corpo humano. Esse conhecimento pôde então ser utilizado tanto nos cuidados preventivos com a saúde quanto no tratamento de doenças.


BLOQUEIOS DE ENERGIA
De acordo com as terapias orientais, grande parte das patologias é causada devido à má circulação ou estagnação do Chi ao longo dos meridianos. Os bloqueios na rede do Chi podem ser causados por uma série de fatores. Algumas vezes, sérias interrupções podem ser causadas por contusões, lesões e entorses musculares, principalmente quando não são tratadas adequadamente. Longos períodos sentados (comuns em trabalho em escritório), assim como pressões internas geradas pela tensão nervosa, traumas psicológicos também podem bloquear a circulação do Chi.

Mesmo uma vida extremamente sedentária, sem lesões ou tensão, pode levar à degeneração da rede do Chi por uso irregular ou falta de manutenção. Mas, se for bem cuidada, sua capacidade de promover a vida vai manter o vigor e a saúde por muitos anos. O desenvolvimento desta energia pode ser realizado através da prática do Tai Chi Chuan que engloba exercícios físicos, mentais, respiratórios, alongamentos e concentração.

Atualmente as pressões diárias, excesso de informações do mundo globalizado, a comodidade que nos é oferecida diariamente faz com que nosso corpo não se sinta em condições de suportar essa pressão por tantos anos. Portanto, o TCC vem como uma forma de fortalecer e harmonizar nosso organismo para continuar nossa caminhada rumo ao equilíbrio necessário para os padrões que a vida moderna exige de cada um de nós.

Alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan:
- aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição;
- fortalecimento do sistema nervoso;
- aumento da atenção e concentração mental;
- desenvolvimento pleno do potencial mental e corporal;
- equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
- conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
- auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
- aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo;
- fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
- superação dos medos e limites.

As pessoas interessadas na prática do Tai Chi Chuan (TCC) podem verificar os locais e horários de aulas clicando AQUI, quaisquer duvidas entrar em Contato.


TAI CHI CHUAN "GRANDE ENERGIA DO UNIVERSO"
A arte surgiu na China, há cerca de três mil anos. Através da observação da natureza, o homem captou os movimentos significativos dos animais, criando uma coreografia - como na dança - para desenvolver exercícios musculares benéficos à saúde e para aumentar o tempo de vida das pessoas. Tai Chi Chuan, em chinês, seria trabalhar a grande energia do universo (partindo das palavras: TAI = GRANDE, CHI = ENERGIA e CHUAN = UNIVERSO).

Para atingir o objetivo, são utilizados exercícios com movimentos respiratórios lentos, graduais e suaves, de forma a desenvolver um equilíbrio físico-mental. O Tai-Chi-Chuan possui três características principais: terapêutica, psicossomática e marcial, sendo a última muito pouco difundida no Ocidente, onde a procura desta arte é mais no sentido das suas funções terapêuticas, por melhorarem o corpo por completo através da harmonização das energias e do trabalho com os meridianos, que são "canais" por onde fluem as energias Yin e Yang de forma alternada, contínua e infinita.

A prática do Tai-Chi-Chuan pode prevenir a debilidade física e o risco de quedas na velhice, corrigindo posturas, promovendo assim uma vida mais saudável e melhor em nível de saúde. Através dos exercícios de equilíbrio, alongamento e práticas respiratórias, fortalecemos e tonificamos os meridianos, que estão relacionados diretamente com os órgãos internos do corpo humano. O organismo funcionará de modo ideal e correto, uma vez que os meridianos estiverem num estado de perfeito equilíbrio energético.

As séries de Movimentos do Tai Chi Chuan compreendem o abrir e fechar dos braços e pernas, os passos vazios e substanciais, a continuidade das ações, e a maciez das posturas. Tudo isso obedece a definição contida na teoria do Tai Chi - O rígido se parte enquanto o flexível sobrevive. Isto também possui dois significados: O ganho de saúde pertence a Yin enquanto nossa autoproteção pertence a Yang.

A prática lenta e a não utilização de muita força é necessário para a melhoria da nossa saúde, desde que isso transforme as ações em ações mais macias; com isso os músculos de todo o corpo e o sistema nervoso, relaxam mais facilmente tornando as emoções mais estáveis.


FILOSOFIA
O Tai Chi no sentido filosófico, explica tudo que existe no Universo. Torna o Universo uma unidade. Os Taoistas o chamam de Tao. O Tai Chi na essência possui duas partes naturalmente diferentes. Uma parte se chama Yin, e a outra Yang. Tudo no universo é Yin e Yang. Tai Chi está além dos limites do tempo e espaço. A partir do momento em que tudo no universo é formado a partir de Yin e Yang, todas as coisas possuem Yin e Yang.

Yin e Yang tanto existe na forma espiritual quanto na forma material. Na sociedade, Yin e Yang existem no trabalhador e nos valores do capital. No reino animal, está na vida e na morte. Yin e Yang se faz presente também nos polos Sul e Norte, no dia e na noite, no positivo e negativo. Yin e Yang são opostos, porém estão em unidade apesar de serem opostos. Numa condição de harmonia, estas forças interagirão e se desenvolverão, mas numa condição de desarmonia, se repelirão gerando a destruição.

Quando a reação atinge seu fim, naturalmente reverte a direção e o ciclo recomeça. Todos os fenômenos seguem este padrão de variação e estão em constante repetição. Assim como anualmente existem as mudanças nas estações.
A partir do momento em que Tai Chi revela seu relacionamento entre a Natureza e o Homem, nós nos consciencializamos de que nenhum homem pode se excluir dos efeitos dessa variação universal. Caso o homem em sua busca incessante, procure adaptar o seu habitat de forma harmônica, colocando restrições em suas demandas, atividades e ambição; então o homem poderá viver mais de forma balanceada com estabilidade e paz.


VANTAGENS
Tai Chi Chuan é um dos melhores exercícios para todas as idades. Aqueles que praticam ganham um corpo saudável assim como um estado de alerta cerebral. Com a melhoria da saúde, são capazes de se concentrar melhor nas suas rotinas e tarefas e tomar decisões com mais eficiência. Certamente isso terá reflexos na carreira profissional.

A forma do Tai Chi Chuan, durante uma performance, é similar a uma dança clássica com movimentos graciosos e ações de alerta. Oferece também, flexibilidade muscular e das articulações das várias partes do corpo. Os movimentos são regulados pelo baixo-ventre. O estado tranquilo da mente e a dedicação completa a concentração espiritual em todos os movimentos são requeridos durante os exercícios. A eficiência dos vários órgãos do corpo depende dos impulsos do sistema nervoso central. Em outras palavras, um sistema nervoso central forte, é a base para um corpo saudável. Para os órgãos internos, artérias e o sistema respiratório, o Tai Chi Chuan trará os mesmos benefícios.


Além de se exercitar os músculos e juntas, como dito anteriormente, é possível adquirir harmonia e respiração uniformes, especialmente no movimento de pulsação do baixo-ventre. Além de tudo, melhora a circulação do sangue e das linfas. Concluindo, o Tai Chi Chuan é a melhor forma de se prevenir doenças e promover boa forma psíquica. Os movimentos são fluidos como a água corrente, enquanto a mente é tranquila e as ações graciosas assim como é encontrado na prática do Taoísmo. Não é nenhuma surpresa saber que após se praticar o Tai Chi Chuan por um período de tempo razoável, um homem de temperamento agitado se transforme em um homem gentil.

C O N T A T O

TELEFONE: 67 99216-6728

WHATSAPP WEB: Clique Aqui

E-MAIL: KUNGFUMS@GMAIL.COM