Baixe o Adobe Flash Player

Sanda (散打) é a versão esportiva de Sanshou (散打) - sistema de competição de luta que foi originado e desenvolvido pelos militares Chineses com base em extenso estudo e prática do Kung Fu Tradicional e técnicas de combates modernas, as competições são realizadas usando-se luvas de boxe, proteções e um conjunto de regras para garantir a segurança e um combate justo.

Uma grande parte do treinamento físico está envolvido com semelhanças ao Kickboxing Tailandês, ao Muay Thai e ao Jiujitsu por poder jogar seus adversários ao chão que muitas vezes são vistos nas lutas do UFC (Ultimate Fight Championship) e MMA (Mixed Martial Arts).

   

História
Quando o Guomindang ganhou destaque em 1924, vendo que eles não tinham um sistema militar estruturado, eles montaram uma escola de treinamento militar, a "Academia Militar de Whampoa", na província de Guangdong, Sul da China. O objetivo da academia era treinar lideres de facções e criar uma força militar moderna usando-se da metodologia Soviética, a China e a União Soviética formaram uma aliança em 1923.

O interesse particular foi o desenvolvimento de um sistema fechado de combate para o exército. Os soviéticos já haviam desenvolvido um sistema, chamado de Sambo, que abrangia também os aspectos esportivos, assim, eles acreditavam que a formação do sistema como um esporte era um método ideal para preparar os soldados para o combate real, dando-lhes experiência controlada e segura na execução das técnicas, entre outras vantagens. A academia Whampoa realizou uma investigação sobre estilos existentes chineses de Wushu e, sob a orientação de instrutores soviéticos, combinaram diferentes características para criar o Sanshou e um currículo para ensinar o sistema tanto para militares quanto para não militares. Eles também criaram uma versão desportiva do sistema, mais comumente conhecido como Sanda, baseadas na estrutura dos Kickboxing. Mais tarde, a arte marcial também foi adotada como um sistema de combate pelo Exército de Libertação Popular da China.

No final dos anos de 1990 na China, assim como nos EUA, começou-se a estabelecer competições de Sanda em um nível profissional, considerando especialmente o formato de outros estilos de Kickboxing. Muito dos campeonatos conhecidos são realizadas na China, incluindo o "Campeonato Rei do Sanda" e o "Campeonato Sanda x Muay Tai", que coloca os melhores lutadores chineses de Sanda contra os melhores lutadores Tailandeses de Muay Tai.

Notáveis Competidores:
Alguns dos lutadores chineses de Sanda mais conhecidos são Yuan Yubao, Bao Li Gao, e Liu Hailong conhecido como "O Conquistador do Muay Thai" ja que ele venceu muitos dos grandes lutadores de Muay Thai.

Nos Estados Unidos tem se a IKF (Internacional Kickboxing Federation) e o campeão peso médio da Strikeforce, Cung Le, assim como Jason Yee, Rudi Ott, Marvin Perry, and Max Chen. Outros lutadores de Sanda que mais tarde vieram a entrar no MMA incluem Karl James Noons, James Fanshier, Patrick Barry e Zhang Tie Quan lutador de UFC.

O Muçulmano Salihov, campeão Europeu e Mundial da Rússia venceu quatro dos melhores ​​lutadores chineses de categorias de pesos diferentes, incluindo o campeão chinês da categoria de 90kg tornando-se o primeiro não chinês para reivindicar o titulo "Rei do Sanda".