Baixe o Adobe Flash Player

Fan Chi Yin Chau / Fan Zi Ying Zhao / Ying Jaau


O estilo Garra de Águia, famoso sistema de Wushu do norte da China, é o resultado da união de dois antigos estilos de Kung Fu: Fan Zi Quan, sistema de ataques lineares e repetitivos de grande velocidade, originário de Shaolin cujos primeiros registros vêm do início da dinastia Ming (1368 – 1644 d.C.); e o Sistema Garra de Águia, que tem sua origem lendária atribuída a Yueh Fei (1103 – 1142 d.C.), famoso general da dinastia Song (960 – 1279 d.C.). Criado Por Li Quan Seng (Lai Chun), em 1149 aproximadamente, o estilo Fan Zi Ying Zhao (Garra de Águia) tem o seu nome, como muitos outros estilos que fazem referencias a animais, diante da diversidade de técnicas de treinamento e utilização de chaves, imobilizações e pegas, que sugerem a agilidade, força e precisão da águia.

Uma outra versão considera historicamente que Liu Shi Jun da dinastia de Ching, que descende da linhagem do monge Li Quan no estilo Yueh Jia Quan (criado por Yueh Fei) e que após um combate com o monge Fa Cheng, que dominava o estilo Garra de águia, decide aprender esta técnica. Suas técnicas contêm uma grande quantidade de chutes e um único e completo sistema de Qin-Na (Chin-Na), e combinados com ataques de mãos e pernas, as chaves tornam-se mais úteis ainda para complementar o estilo.

Famoso por suas 108 técnicas de chaves e pegas, possui técnicas elaboradas de torções e imobilizações e seu treinamento é específico para o desenvolvimento de força dos dedos, mãos e braços, sempre buscando imobilizar o adversário com o menor dispêndio energético possível em conjunto com as técnicas dos Katys existentes dentro do estilo. Além do completo sistema de Chin-Na (imobilizações e torções), o estilo Garra de Águia ainda possui uma grande diversidade de chutes. Grão-Mestre Chan Kowk Wai aprendeu o estilo em Hong Kong de Chian Jin Man, companheiro de treinamento de Lau Fat Man, conhecido como o “Rei da Águia”.

As quatro rotinas de mãos livres ensinadas no estilo são: Lian Hua Tiao Jian Quan, Kao Shen Quan, Meihua Quan e Luohan Quan.


História
Genealogia
Formas